30/08/2007

O Céu Pode Esperar.


Ontem vi a morte de perto. E ela sorriu pra mim e disse “ainda não”!Sendo sincero: eu sempre achei que morreria cedo, daqueles que a família comenta: “mas ele era tão novo!”, sabendo que teria muita coisa pela frente vejo que são possíveis todos os planos serem absolutamente momentâneos. Talvez seja por isso que não me imagino com quarenta anos, casado e com filhos. Talvez eu não alcance estas imagens de 2025.
O que trouxe a tona este assunto que me vem tirando o sono foi o ocorrido de ontem, 29 de agosto, às 18h45min. Vindo eu do trabalho para casa, passei no mercado para comprar algumas coisas. Estava já escuro pelo anoitecer e eu vinha andando carregando algumas sacolas e ouvindo Human Condition, do Richard Ashcroft no fone de ouvido quando atravessei a avenida que cruza minha rua. Distraído pela empolgante música e pela estonteante presença da garota de perfume entorpecente que andava poucos metros à frente, do outro lado da rua, atravessei a avenida olhando apenas para um dos lados e o esperado aconteceu. Eu escutei um som de pneus perdendo os cabelos no asfalto e me deparei com a presença de um ônibus, cujo farol esquerdo pude sentir o calor, tamanha proximidade. A freada daquele monstro me serviu para provar que meu problema de paralisia em situações me pavor não está curada. O motorista do ônibus certamente expressou sua ira contra minha presença, mas eu prefiri nem olhar para ele, tamanho constrangimento e pavor.
Percorri o resto do percurso pra casa pensando na minha vida e no porque de eu ter sido poupado, numa situação de morte certa. Pensei nas pessoas que já amei, nas pessoas que poderiam sentir minha falta, ou não. Pensei que poderia ser injusto eu morrer sem realizar o desejo futuro de construir uma família, de viajar pela Europa e aprender a instalar um chuveiro.Claro, a maioria as pessoas que morrem gostariam de ter feito muitas coisas dos quais não fizeram, e não me considero a pessoa certa a decidir se posso morrer ou não, mas se eu morrer agora digo a vocês que aprendi um pouco com cada pessoa que passou pela minha vida.
Deixando de lado esse dramatismo, neste tempo que andei pensando desde o quase-acidente, me dei conta que a razão de eu não ter morrido é que minha vida ainda será e grande valia a alguém antes disso acontecer. E cheguei a essa conclusão esta noite. São 3 os filmes que estão em cartaz no cinema e eu quero ver. Hoje fui ver um deles, sozinho, por opção própria. Alias, eu gosto de sair sozinho as vezes, mas não gosto de solidão. Não gosto de encontrar conhecidos quando quero ficar sozinho e foi exatamente isso que aconteceu hoje. Quando me dirigia para a fila de entrada me deparei com um conhecido, sua namorada, sua irmã e o cunhado. Achei um saco ter que sentar junto a eles. Eu odeio que fiquem falando durante o filme, por isso sento sozinho. Ainda bem que o filme era ruim, então nem me importei tanto com a presença deles. Na hora de ir embora eu gostaria de ir a pé, pois gosto de caminhar a noite, mas a carona deles foi insistente e inevitável. Mas quando cheguei em casa comecei a policiar melhor meus pensamentos: talvez eu esteja sendo egoísta, anti-social e individualista....! Realmente não sei explicar por que não gosto de me enturmar com um grupo de seres humanos. Imagino que seja porque os humanos são instáveis e imprevisíveis, de um modo ruim. Penso que desdobro e revelo minha pessoa apenas quando me aproximo de 1 pessoa apenas e esta me agrada (o que não é difícil, vide post "Um Breve Comentário").
Mas que se dane, sou mais feliz assim. Espero não morrer até ter feito algumas coisas das quais desejo, enquanto isso os ônibus que poupem minha desatenção.

Um comentário:

  1. Julian,
    engraçado o fato de eu ler isso e me identificar. Sei exatamente do que está falando e sentindo. Também sou um tanto quanto "anti-social" com as pessoas em geral. Mas sei exatamente o pq.
    Sobre você quase ter morrido e ter acordado para a vida... Bem, já quase morri também. rs
    Mas isso não vem ao caso, mesmo pq, o que vale é o momento e o futuro que virá!

    Cuidado na hora de atravessar as ruas =P

    Até mais.

    ResponderExcluir