25/05/2007

Vagalume


Engraçado... quando eu era pequeno caçava vaga-lumes no quintal de casa pra colocar no quarto a noite, só para ficar observando-o voar pelo quarto piscando aquela luz amarela.

Hoje, anos depois, a situação se reverte. Como ontem a noite, eu tentando desesperadamente capturar o vaga-lume que entrou no meu quarto pela janela, me impendindo de dormir . Como é dificil expulsar um inseto deste. Se você acende a luz fica dificil encontra-lo, então seguindo-o no escuro pode ser guiado por sua luz, mas quando ele apaga e se enfia dentro da TV ou na orelha do gato a coisa complica.

Bom, mesmo tendo envolvimento com um certo livro a respeito de vaga-lumes há alguns anos, isto não minimizou meu desejo de colocar um para fora de casa. E isto ocorre por dois motivos, por ser um inseto e por piscar uma luzinha chata perto de você enquanto tenta dormir após um dia exaustivo de trabalho.

E faz-se a luz.

Um comentário:

  1. Ontem entrou um vaga-lume no meu quarto, e eu comecei a observa-lo, é muito curioso o seu funcionamento. A luz que ele emite é uma reaçao quimica que acontece para encontrar a femmea e a femmea atrair o macho. Sua luz é simplesmente a expressao do seu desejo.Por isso que voce nao conseguia pegar ele e ele saltava de um lado para o outro. Voce estava provavelmente com um vaga-lume macho no seu quarto. A femmea fica parada se arrastando no chao e emitindo luz para atrair o macho.Parece com o nosso comportamento, so nao emitimos luz, mas penso que nao seria uma boa idéia...
    Voilá!

    Fabiane

    ResponderExcluir